Dummy Plug HDMI 4k / Falso Monitor HDMI 4k – Para que serve? Saiba tudo aqui!

Postamos um vídeo em nosso canal no YouTube recentemente sobre o adaptador que simula um monitor HDMI 4k. Ele engana o PC e o faz pensar que existe um monitor ligado à ele.

Se você ainda não assistiu ao vídeo, assista abaixo:

Onde comprar: Adaptador Dummy Monitor: bit.ly/3aOYKvk

Mas talvez você esteja se perguntando: Qual a utilidade disso? Para que vou querer uma coisa dessas?

Ele veio para resolver um problema que você provavelmente nem sabia que tinha! (Headless Ghost)

Bem, obviamente, não são todas as pessoas que veriam/teriam uma utilidade para este dispositivo. Talvez por não precisar das funções que ele possibilita ou até mesmo alguém que precisa de alguma das funções, mas não sabe que este adaptador é capaz de fornecer.

Encontrei um artigo na internet bem completo explicando as utilidades deste dispositivo. Ele estava em inglês. Traduzi ele (com adaptações) e você pode conferir a seguir:

Índice

O Que É Um Plugue Dummy HDMI?

Um plugue dummy HDMI é um pequeno dispositivo que se encaixa na saída HDMI do computador.

Estranhamente, ele não tem um monitor ou tela acoplado a ele e é do tamanho de um desses mini adaptadores USB Bluetooth.

No entanto, quando você conecta um desses dispositivos, ele engana seu computador fazendo-o pensar que um monitor de alta resolução foi conectado e, como resultado, seu computador libera todo o seu potencial gráfico.

Então, quando você conecta o plug, você está na verdade simulando a presença de um monitor conectado, que por sua vez permite que você use todo o poder de processamento e resolução que seu hardware gráfico é capaz de fornecer.

Se você não conectar um monitor ao computador, sua placa gráfica fará o mínimo e não irá liberar todas as resoluções que é capaz de fornecer.

Por que você precisaria de um Plugue Dummy HDMI?

Bem, como mencionado acima, os computadores não ativam totalmente seu hardware de GPU até que um monitor seja conectado. Isso é especialmente verdade para os gráficos Mac Mini e Intel HD. No entanto, ao conectar um plugue dummy em sua porta HDMI, ele pode despertar o gigante adormecido que é sua placa de vídeo e simular uma tela 4K para você.

Depois de habilitar totalmente sua (s) GPU (s) conectando o plugue dummy, você pode fazer uma série de coisas para aproveitar o poder extra de seu sistema:

Mineração De Criptomoedas

Embora as cripto-moedas estejam ficando cada vez mais difíceis de minerar, as pessoas ainda estão experimentando e construindo equipamentos cada vez mais sofisticados que são construídos com o único propósito de minerar moedas digitais.

Muitas pessoas usam CGMiner ou BFGMiner, ambos aproveitando a enorme capacidade de computação que sua GPU tem a oferecer.

Agora, quanto mais GPUs você tiver em seu equipamento, melhor. Pois isso irá acelerar o processo de mineração. No entanto, para cada placa de vídeo que seu sistema possui, você precisaria ter um monitor conectado a ela, caso contrário, ela permanecerá inativa.

Portanto, em vez de ter vários monitores conectados, você pode simplesmente inserir um plugue dummy e pronto.

Mineração de criptomoeda

Créditos da imagem: Descryptive.com

Renderização E Simulações

Os plugues dummy são úteis para aplicativos de renderização ou simulação em que você pode querer usar mais de uma placa GPU ou executar um aplicativo com a GPU habilitada sem ter nenhum monitor conectado.

Um desses aplicativos é o cliente GPU Folding@Home. Isso requer que sua placa esteja ativa (com sua própria área de trabalho), mas você também pode querer executá-la sem ter um monitor conectado.

A propósito, recomendamos fortemente baixar e usar este software, pois ele usa o poder de processamento sobressalente de milhões de computadores em todo o mundo para ajudar a encontrar a cura para uma série de doenças.

Dobramento de proteínas

Créditos da imagem: Nenhum autor legível por máquina fornecido. Suposto que DrKjaergaard (com base em reivindicações de direitos autorais). [Domínio público], via Wikimedia Commons

Mac Mini / Remote Desktop

Muitas pessoas usam um Mac Mini como servidor de música ou como servidor de arquivo genérico para o que você quiser. No entanto, sem um monitor conectado, você terá que fazer o SSH nele ou usar um software de desktop remoto, como o VNC.

O problema com o acesso remoto à área de trabalho e computadores sem periféricos é que, em muitos casos, a composição da área de trabalho em alta resolução só é possível quando o computador detecta um monitor conectado.

Portanto, ao encaixar um plugue dummy HDMI ao aparelho, você pode emular uma tela de alta definição conectada ao PC. Quando o PC identifica o plugue dummy como um monitor conectado, ele ativa a GPU e permite a composição da área de trabalho remota em alta resolução.

Isto também é válido para diversos outros softwares de acesso remoto, como o TeamViewer, o Anydesk e outros.

Mac Mini

Onde Você Pode Comprar Um Plugue Fictício HDMI?

Bem, existem muitos desses dispositivos disponíveis para compra online e a maioria deles é baseada no Headless Ghost original, que originalmente começou no Kickstarter .

Para comprar um adaptador dummy HDMI, acesse um dos links abaixo:

Aliexpress: bit.ly/3aOYKvk

Amazon: amzn.to/37Mg1mN

Artigo traduzido e adaptado de: link

Você também vai gostar de ver:

Tags , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Viny

Formado em Sistemas de Informação. Curte praticamente tudo o que é relacionado ao mundo geek/nerd: música, quadrinhos, livros, mangás, animes, games, seriados, filmes, gadgets e tecnologia em geral. Teve vários trabalhos muito distintos (ou nada a ver um com o outro, se preferir ;P), desde vendedor de picolé, entregador de panfletos, auxiliar de produção e caixa de lan house. Sempre teve interesse em tecnologia, até que teve uma oportunidade para trabalhar mais próximo da área: Trabalhou 8 anos como escrav.. ops, como técnico de informática, ouvindo muitas asneiras dos "users" e resolvendo desde problemas "simples" como a recuperação de dados valiosíssimos de um HD queimado ou implantação de redes e servidores até problemas "incrivelmente complexos" como o misterioso caso de um micro que não queria ligar de jeito nenhum (esqueceram de avisar o cliente que o micro só liga se estiver na tomada!) até que um belo dia, no longínquo ano de 2011 (!) encontrou uma oportunidade de carreira no setor público, onde atua desde então. Tem aspirações de atuar na área de desenvolvimento de novas tecnologias, mais especificamente na criação de gadgets. É também um cara enorme (não acha, mas dizem isso, fazer o que?), que amedronta os outros só com seu olhar e seu 1,91m de altura. É bem humorado, apesar de parecer marrento as vezes (só parece). Mas por via das dúvidas, evite provocá-lo. ;P